A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um Bloco Econômico que não foi motivado pela proximidade geográfica. Prova disso é que países de continentes diferentes participam dele. Sua fundação foi em 1989, mas na época, não era um Bloco Econômico, mas sim um fórum econômico que servia para relação entre os países participantes, que se chamava ASSEAN (Associaton of The SouthEast Asian Nations ). Passou a ser um Bloco Econômico apenas em 1994. Ele visa o livre comércio em todo o pacifico.

A Apec, no inicio era chamada de ASSEAN, e funcionava apenas como centro de discussões dos países participantes, agora tem sido considerado como o Bloco Econômico com maior ascensão, com números de crescimento que, em alguns casos, passam os números esperados para crescimento das grandes potências mundiais. A ASSEAN ansceu em 1989.

De fato, a intenção primordial dos Blocos Econômicos é crescer em conjunto de forma a um ajudar os outros. No caso da APEC, essa ajuda se deu com a redução de taxas e barreiras alfandegárias da área asiática do Pacífico. Essa redução (extinção de taxas em alguns casos) acarreta um crescimento econômico dos países daquela região e também promove facilidades para quem exporta ou importa produtos para essa região. Os três pilares de atuação do Bloco são:

  • A cooperação econômica e técnica;
  • Liberação comercial e de investimentos;
  • A facilitação dos negócios entre os participantes do bloco.

Além de medidas comerciais e econômicas algumas ações visando o desenvolvimento humano dos países que o compõem o grupo já foram tomadas. Exemplos são projetos para prevenção e diminuir casos de doenças como AIDS, além de projetos contra terrorismo e corrupção

O Bloco tem quatro órgãos que são fundamentais para seu funcionamento. O responsável pelo auxilio a lideres de países na questão de cumprir e organizar de tal país é um órgão ESC. O CTI é responsável por tornar mais fácil a liberação de verbas, além de ser responsável também pelos comércios. O BMC é quem administra e comanda orçamentos. Finalmente o EC é um centro de pesquisas e debates de assuntos relacionados a economia.

Como já mostrado a APEC é um Bloco em ascensão, com países em fase de crescimento econômico, Isso conta, e muito, para os bons resultados da APEC. Os países do Bloco somam cerca de 33 por cento da população mundial, participam de mais da metade do PIB mundial e tendem à crescer, pois seus desenvolvimento está baseado, no que alguns especialistas explicam como crescimento de conhecimento. Esse crescimento se dá em área como informática e tecnologia, áreas que aceleram e elevam o crescimento econômico de países com essas vertentes.

Os países que participam da APECsão: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia Vietnã e Estados Unidos, além de Taiwan (Formosa) e Hong Kong.

Top