A Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC) é um bloco econômico que não foi motivado pela proximidade geográfica. Prova disso é que países de continentes diferentes participam dele. Sua fundação foi em 1989, mas na época, não era um bloco, mas sim um fórum econômico que servia para relação entre os países participantes, que se chamava ASEAN (Associaton of The SouthEast Asian Nations). Passou a ser um bloco apenas em 1993. Seu objetivo é o livre comércio em todo o pacifico.
Os países que participam da APEC são: Austrália, Brunei Darussalam, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova-Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Singapura, Tailândia, Vietnã e Estados Unidos, além de Taiwan e Hong Kong (China).
Devido ao crescimento econômico intenso que surgiu na região da Ásia e do Pacifico, incentivando a abertura de mercado de 20 países e também em Hong Kong, na China, além da mudança da área do sudeste asiático em uma área de livre comércio ao longo dos anos causaram impactos na economia mundial e antecederam a criação da APEC.
As negociações para a criação do bloco começaram em um fórum de conversação entre os países membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e seis países parceiros econômicos da região do Pacifico, como por exemplo, EUA e Japão. Funcionava apenas como centro de discussões dos países participantes e posteriormente foi considerada um bloco econômico com maior ascensão, com números de crescimento que, em alguns casos, ultrapassaram os números esperados para crescimento das grandes potências mundiais. A APEC nasceu em 1989, na Austrália, durante o fórum, mas apenas foi oficializada como um bloco em 1993, na Conferência de Seattle.
É importante citar que um dos pontos estratégicos dessa parceria foi a aproximação da economia norte-americana com os países do Pacifico.
De fato, a intenção primordial dos blocos econômicos é crescer em conjunto para cada país ajudar o outro. No caso da APEC, essa ajuda se deu com a redução de taxas e barreiras alfandegárias da área asiática do Pacífico. Essa redução (extinção de taxas em alguns casos) acarreta em um crescimento econômico dos países daquela região e também promove facilidades para quem exporta ou importa produtos para a área. Os três pilares de atuação do bloco são:
Além de medidas comerciais e econômicas, algumas ações visando o desenvolvimento humano dos países que compõem o grupo já foram tomadas. Exemplo disso são os projetos para prevenção e redução dos casos de doenças como AIDS, além de projetos contra terrorismo e corrupção.
O bloco tem quatro comitês que são fundamentais para seu funcionamento:
A APEC é formada por um grupo de países em fase de crescimento econômico e isso é um dos fatores que contribuem para os bons resultados do bloco. Os países participam de mais da metade do PIB mundial e tendem à crescer, pois o desenvolvimento deles está baseado, no conhecimento. Esse crescimento se dá em áreas como informática e tecnologia, setores que aceleram e elevam o crescimento econômico de países com essas vertentes.